Segue alguns exemplos...

Televisão:

- Previsão do tempo e jornais: Utiliza técnica de chroma-key, que "é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul" (wikipédia).



Aplicativo bem interessante para teste:
Ulead VideoStudio 11.5 Plus



- Jogos de futebol: Utilizado para demarcar linhas de impedimentos, círculos em falta para a barreira ou também para animações dos escudos dos times.


[queria achar do Grêmio :(]

O que envolve:
:: O sistema deve conhecer a orientação do gramado em relação à câmera; assim, ele pode pintar a linha de first-down na perspectiva correta.

:: O sistema deve saber, com o mesmo enquadramento, exatamente onde está cada jarda.

:: Dessa forma, o operador pode trabalhar, com o sistema sendo capaz de perceber o movimento de câmera (travelling, panorâmica, zoom, enquadramento) e compreender a mudança de perspectiva.

:: Depois disso, a câmera pode fazer uma panorâmica enquanto visualiza o campo e o sistema pode recalcular a perspectiva numa relação de 30 quadros por segundo, à medida que a câmera se movimenta.

:: Um campo de futebol não é plano - existe uma pequena elevação na parte central para ajudar o escoamento da água da chuva. Dessa maneira, a linha calculada pelo sistema deve acompanhar a elevação do campo de forma adequada.

:: Um jogo de futebol é filmado por várias câmeras localizadas em diferentes lugares no estádio, e o sistema deve realizar o trabalho por intermédio de todas elas.

:: O sistema deve ser capaz de perceber quando os jogadores, juízes ou a bola cruzam a linha de first-down, não pintando o traço sobre eles.

:: O sistema também deve estar atento à sobreposição de imagens que a rede de TV pode apresentar.


(how stuff works)